2 em cada 5 viajantes brasileiros se inspiraram nas mídias sociais para planejar as férias
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As mídias sociais e outras formas de entretenimento têm desempenhado um papel cada vez mais relevante no planejamento de férias dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Booking.com, que analisou o comportamento de viajantes ao redor do mundo, incluindo o Brasil, ficou evidente o panorama dessa influência e como os brasileiros utilizam as redes sociais para moldar suas experiências de viagem durante as férias.

Opinião de amigos e familiares

O estudo revelou que a opinião de amigos e familiares desempenha um papel significativo nesses momentos, com 39% dos viajantes brasileiros utilizando suas redes sociais como fonte de inspiração para organizar suas viagens no último ano. Esse número é consideravelmente maior do que a média global, que é de 26%. Surpreendentemente, não são apenas as redes de pessoas próximas que influenciam as escolhas dos viajantes, mas também anúncios publicitários nessas plataformas (35%), mídias sociais de marcas e empresas (31%) e até mesmo de celebridades e influenciadores (24%).

Instagram: plataforma mais utilizada

O Instagram desponta como a plataforma mais utilizada pelos brasileiros para o planejamento das férias, com impressionantes 90% dos entrevistados afirmando terem encontrado inspiração para suas viagens nessa rede social. Em seguida, aparecem o YouTube (62%), o Facebook (55%) e o TikTok (31%). É interessante notar que o TikTok, uma plataforma de vídeos curtos, ganhou destaque como uma fonte cada vez mais relevante para os viajantes brasileiros. Eles buscaram dicas de viagem em geral (72%), ideias de destinos (65%), locais de acomodação (63%), restaurantes (62%) e atividades (58%) na plataforma.

Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com no Brasil, destacou que “ideias de como viajar de forma mais econômica mostradas em vídeos no TikTok também impactaram metade dos viajantes do país (52%), o que significa 12 pontos percentuais acima da média global. Isso mostra que os brasileiros de gerações mais jovens, que utilizam mais essa plataforma, estão buscando formas e dicas para viajar sem gastar tanto, inclusive mais do que vizinhos da região, como argentinos (38%) e mexicanos (36%)”.

Além das redes sociais

Outras formas tradicionais de entretenimento também desempenham um papel importante como fonte de inspiração para os brasileiros em suas viagens. Filmes e programas de TV foram citados por 19% dos entrevistados como influência em suas decisões de viagem. Comparativamente, os brasileiros se destacaram entre outros países latino-americanos, como mexicanos, argentinos (ambos 13%) e colombianos (11%), ao encontrarem mais insights para suas viagens a partir desse tipo de entretenimento.

Surpreendentemente, quase três em cada cinco brasileiros (58%) demonstraram interesse em viajar para um destino que viram em algum filme ou programa de televisão. Da mesma forma, um número considerável de entrevistados (55%) deseja experimentar pratos e gastronomias que foram apresentados em atrações televisivas. Além disso, quase um terço (29%) expressou o desejo de conhecer uma celebridade televisiva e até mesmo se hospedar na casa de uma pessoa famosa (16%).

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