O aniversário de São Paulo está chegando. No próximo dia 25 de janeiro, a cidade completa 465 anos. Para celebrar a data, nada melhor do que conhecer os locais que marcaram a história da cidade. O Roteiro Certo separou seis pontos históricos imperdíveis para visitar no feriado.
6 pontos históricos para visitar em São Paulo
1. Pateo do Collegio
O Pateo do Collegio é o local onde a maior metrópole do hemisfério sul foi fundada. Foi o local escolhido pelos jesuítas como base para seus trabalhos de catequese dos índios locais, em meados do século XVI. Na ocasião em que proclamou a independência do Brasil, foi no Pateo do Collegio que o imperador D. Pedro I se instalou.
Site: Pateo do Collegio
Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro
Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 09h às 17h. Fechado das 12h às 13h
2. Parque da Independência
Outra visita histórica que se pode realizar na cidade é ao Parque da Independência, onde estão importantíssimos elementos históricos relacionados à Independência do país, como o Museu do Ipiranga. Sediado em um prédio inaugurado ao final do século XIX, o acervo do museu possui mais de 125.000 peças relacionadas a história do Brasil. Apesar de não ser possível atualmente visitar o museu, que está passando atualmente por restauração, apreciar a arquitetura do edifício e a do Parque da Independência já seria programa interessante, mas também ali se localiza o Monumento à Independência. Ali estão guardados os restos mortais de Dom Pedro I e de suas duas esposas e é localizado onde acredita-se que a independência do Brasil foi proclamada, às margens do rio Ipiranga.
Site: Parque Independência
Endereço: Av. Nazareth, S/N – Ipiranga
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 05h às 20h
3. Faculdade de Direito do Largo de São Francisco
No Largo de São Francisco, um prédio de arquitetura belíssima abriga a mais tradicional faculdade de Direito do Brasil. Seu pátio central é descoberto e, ao seu lado, possui um monumento em homenagem aos seus estudantes mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Os arcos que o circundam renderam à faculdade o singelo apelido de Arcadas. De inegável importância histórica, a instituição formou nada menos do que nove presidentes da República e protagonizou momentos históricos do país, como o das ‘Diretas Já’ e o impeachment de Fernando Collor em 1992.
Site: Faculdade de Direito
Endereço: Largo São Francisco, 95 – Centro
4. Mercado Municipal
Inaugurado em 1933, o Mercado Municipal foi construído para servir como o principal entreposto comercial da cidade, se destacando atualmente por sua grande variedade de cereais, frutas, verduras, carnes e especiarias. Trata-se de uma ótima opção para o turista, que, além de apreciar a sua bela arquitetura, pode aproveitar o seu espaço gastronômico para saborear seus famosos sanduíches de mortadela e suas frutas exóticas.
Site: Mercado Municipal
Endereço: Rua Cantareira, 306 – Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 06h às 18h e domingo, das 06h às 16h
5. Catedral Metropolitana (Catedral da Sé)
A Catedral da Sé foi inaugurada em 1954, precisamente no quarto centenário da cidade. Sua cúpula possui estilo renascentista e, no entanto, é considerada o quarto maior templo neogótico do mundo. Palco de famoso ato ecumênico realizado durante a ditadura militar brasileira, a praça guarda, em sua cripta, os restos mortais de personalidades como o Cacique Tibiriçá e dos padres jesuítas José de Anchieta, fundador da cidade, e Manuel da Nóbrega.
Endereço: Praça da Sé, s/n – Sé
Horários de Funcionamento: Segunda a sexta, das 08h às 19h; Sábados, das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h às 18h
6. Parque do Ibirapuera
Também em 1954, ano do quarto centenário de São Paulo, foi inaugurada uma de suas mais importantes áreas de lazer. O Parque do Ibirapuera é o mais conhecido e frequentado parque da cidade e tem importância histórica que ultrapassa o aniversário de 400 anos da cidade. No Ibirapuera estão localizados o Pavilhão da Bienal, sede da maior exposição de arte moderna da América Latina, o Obelisco, construído em homenagem aos soldados que lutaram por São Paulo em 1932 e, ainda, o monumento às Bandeiras, de Vitor Brecheret.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Horários de Funcionamento: Diariamente, das 05h às 00h