PUBLICIDADE

A Lufthansa retomará suas operações no Rio de Janeiro. A empresa oferecerá, inicialmente, três voos semanais entre a segunda cidade mais populosa do Brasil e seu principal hub, em Frankfurt.

A Lufthansa mostra-se, assim, pronta para atender à demanda reprimida de passageiros do Rio de Janeiro e de outras origens no Brasil, conectando-os à crescente rede de destinos internacionais que vem sendo gradualmente reestabelecida.

Os voos partindo do Rio de Janeiro decolarão às quartas, sextas e domingos, às 21h35 (horário local), a bordo da aeronave Airbus A340-300 configurada com três classes de serviço – Business, Premium Economy e Economy Class. Já os voos saindo de Frankfurt partirão às terças, quintas e sábados, às 22h15 (horário local).

“O Lufthansa Group está comprometido em continuar conectando os dois países e, assim, possibilitar que passageiros que estejam autorizados a viajar possam fazê-lo com segurança e conveniência. Além disso, o prosseguimento ininterrupto das operações no país tem caráter fundamental para o transporte de cargas e para a manutenção das cadeias de suprimento internacionais. Estamos especialmente entusiasmados em retomar nossa oferta de voos para clientes sediados no Rio de Janeiro e em poder, mesmo em tempos difíceis, ampliar nossa malha aérea” – destacou Annette Taeuber, Diretora de Vendas do Lufthansa Group Airlines no Brasil.

Ao longo da pandemia, mesmo em seus momentos mais críticos, o Lufthansa Group continuou servindo ininterruptamente o mercado brasileiro; inicialmente com três voos semanais na rota São Paulo – Frankfurt, cuja frequência diária já foi reestabelecida. Somados aos cinco voos entre São Paulo e Zurique, o Lufthansa Group oferece atualmente doze voos semanais para Europa partindo de São Paulo; que serão reforçados por mais três voos semanais partindo do Rio de Janeiro a partir de junho.

Medidas de higiene implementadas

Durante a pandemia, as companhias aéreas do grupo se adequaram à nova realidade e aprimoraram os seus já elevados protocolos de limpeza e higienização de aeronaves. Todas as superfícies são minuciosamente desinfetadas e o serviço de bordo sofreu algumas adaptações visando diminuir o número de interações entre tripulação e passageiros. Ademais, com o objetivo de proteger a saúde de todos a bordo, é obrigatório o uso de máscara por passageiros e tripulantes em durante todo o voo, desde o embarque até o desembarque da aeronave. O desembarque também está sendo realizado em pequenos grupos, o que garante o distanciamento entre as pessoas e diminui o risco de contaminação.

É importante enfatizar que toda a frota de aeronaves é equipada com filtros de ar de alta eficiência (HEPA) que removem 99,97% das impurezas como poeira, bactérias e vírus – inclusive o coronavírus; igualando assim a qualidade do ar a bordo à das salas de cirurgia. Este processo de filtragem se aplica a aproximadamente 40% do ar da cabine, sendo que o restante é composto por ar fresco proveniente do exterior da aeronave. Além disso, modernos sistemas de circulação fazem com que o fluxo de ar dentro da aeronave ocorra sempre na direção vertical, impedindo que o mesmo se dissipe horizontalmente ao longo da cabine, com nenhum ou mínimo cruzamento de correntes de ar.

Todos os passageiros autorizados a voar para/via Alemanha devem obrigatoriamente apresentar no momento do embarque um resultado negativo para teste da Covid-19. São aceitos testes do tipo RT-PCR, antígeno ou LAMP realizados de acordo com as diretrizes do Instituto Robert Koch. Os testes devem ser feitos com no máximo 48 horas de antecedência, levando-se em conta o horário de coleta do exame e o horário estimado de pouso na Alemanha, em horário local. Os resultados deverão ser apresentados no check-in da empresa em inglês ou alemão, em formato impresso ou digital, mencionando o dia e o horário em que a coleta foi realizada. Além do teste, tais passageiros devem preencher antes de embarcar o formulário digital DEA – Digital Electronic Form e observar as regras de quarentena em vigor após sua chegada na Alemanha.

Vale lembrar que desde outubro de 2020, o Lufthansa Group conta com parcerias estratégicas com dois centros de saúde de excelência no Brasil, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e CR Diagnósticos (unidade instalada no Aeroporto Internacional de Guarulhos), concedendo a seus passageiros desconto de 10% na realização de testes da Covid-19 (RT-PCR e antígeno). Os testes realizados por ambas as instituições respondem aos critérios estabelecidos pelas autoridades sanitárias alemãs.

PUBLICIDADE