Compradores do Brasil e exterior conheceram experiências turísticas de todo o país durante o 8º Salão Nacional de Turismo (Foto: André Cyriaco)
PUBLICIDADE

O Sebrae levou 17 empreendedores de várias regiões do Brasil ao 8º Salão Nacional do Turismo, realizado no Rio de Janeiro. Na sexta-feira, 9 de agosto, os empresários participaram de rodadas de negócios com empresas de gestão de destinos (DMC), apresentando mais de 20 experiências turísticas. Foram 200 encontros que conectaram os pequenos agentes de turismo com compradores internacionais.

Germana Magalhães, analista do Sebrae, destacou a importância do evento: “Nossa intenção é diversificar a oferta turística nacional e melhorar a qualidade desse turismo, focando em experiências que tenham apelo internacional”. Os agentes brasileiros tiveram a oportunidade de interagir com compradores de cinco países da América do Sul.

Entre os participantes, Vini Oliveira, da Andarilhos da Chapada, celebrou o sucesso da rodada: “Não estou cansado, estou feliz”. Ele teve a chance de conversar com oito operadoras em apenas duas horas. Sua empresa oferece passeios personalizados na Chapada Diamantina, destacando a diversidade e a imersão cultural do destino.

Nilzete Santos, da Afrotours, com experiência desde 2007, apresentou o turismo étnico de Salvador e do Recôncavo Baiano. Ela se disse confiante no crescimento do setor: “Sabia que daria certo porque estava ajudando a minha cultura e o meu próprio povo”.

Edilene Araújo e Marcos Marçal, da Kayré Experiências Amazónicas, destacaram a troca de aprendizados durante a rodada. “As pessoas não conhecem a Amazônia e estamos aqui para dar um contexto histórico e geográfico do lugar”, afirmaram.

Ana Karolina Orro Borges, da Cruzeiro Pantanal, também participou, oferecendo cruzeiros fluviais no Pantanal. Ela compartilhou histórias de suas viagens, como o encontro com Zé Meleta, um apicultor conhecido por seu manejo sustentável de abelhas.

Os DMC avaliaram a rodada positivamente. Segundo pesquisa, 98% dos entrevistados acreditam que os agentes brasileiros estão prontos para receber turistas internacionais. “O Brasil é um continente, não é um país, e há duas formas de o vender: uma é pela cultura, a outra, pela natureza”, afirmou o operador José Perié.

Além das rodadas com os DMC, houve a conexão com players internacionais, o que foi visto como uma inovação necessária. Kellye Neis, com 30 anos de experiência, elogiou a organização: “Não apenas eram produtos bem selecionados, como também os agentes estavam bem capacitados”.

A oitava edição do Salão do Turismo segue até domingo (11), no Rio de Janeiro. O evento é uma promoção do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e o governo do Estado do Rio. A abertura oficial contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Turismo, Celso Sabino, que anunciou metas para o Plano Nacional de Turismo, incluindo a recepção de 7 milhões de turistas estrangeiros em 2024.

Leia também:

PUBLICIDADE