Mais de 161 mil brasileiros vivem legalmente na Espanha, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Renata Barbalho, fundadora da Espanha Fácil, especializada em assessoria de imigração, acredita que muitos buscam a cidadania espanhola. “O processo é mais acessível e rápido que em outros países. Contar com assessoria economiza tempo e garante conformidade com as leis”, afirma.
Barbalho explica três formas principais de obter a cidadania espanhola:
- Cidadania por Residência: Cidadãos de países ibero-americanos, como o Brasil, podem solicitar a nacionalidade após dois anos de residência legal. “Comparando com Portugal, onde o tempo de residência é de cinco anos, a Espanha é uma opção mais rápida”, explica Renata.
- Cidadania por Descendência: A Lei Memória Democrática, em vigor desde outubro de 2022, permite que netos e bisnetos de espanhóis também solicitem a cidadania. O prazo para essa solicitação foi estendido até outubro de 2025. “A demanda por cidadania europeia cresce. Já ajudamos mais de 150 mil brasileiros em todo o processo”, diz Renata.
- Cidadania por Casamento: Quem se casa com um cidadão espanhol pode solicitar a cidadania após um ano de residência legal na Espanha.
Renata destaca que o processo de cidadania demanda comprometimento e cumprimento de requisitos específicos. “O prazo do governo é de um ano, mas, com nossa expertise, podemos finalizar em menos tempo, dependendo do caso”, comenta.
Fundada em 2007, a Espanha Fácil oferece mais de 175 serviços e já atendeu 150 mil brasileiros, com uma taxa de aprovação de 99%.