Especialista destaca que a maior procura é por cursos de idiomas, e que eles são extremamente valorizados no mercado de trabalho, podendo ser o grande diferencial para vencer a disputa por uma vaga. (Foto: Imagem de StockSnap por Pixabay)
PUBLICIDADE

De janeiro a dezembro de 2015, cerca de 1,7 milhão de pessoas ficaram desempregadas no país. O fechamento de postos de trabalho provocado pela forte desaceleração econômica acirrou ainda mais a competitividade entre os que sonham com uma vaga.

Para quem está pensando em como se diferenciar e aproveitar melhor as oportunidades, uma temporada fora do país pode ser a solução. Seja para aprender um novo idioma, ampliar o networking, adquirir novos conhecimentos ou aprender uma nova cultura, esta experiência pode agregar pontos importantes no currículo.

Marina Jendiroba Moura, Diretora Executiva da agência Mais Intercâmbio, destaca que a maior procura é por cursos de idiomas, e que eles são extremamente valorizados no mercado de trabalho, podendo ser o grande diferencial para vencer a disputa por uma vaga.

Leia também:

“Vivendo no exterior, seja em uma curta ou longa temporada, a pessoa consegue melhorar o conhecimento da língua local, ganha segurança na fala, até obter a fluência. Aliado a isso, é importante considerar que a experiência no exterior ajuda a pessoa a aprender a lidar com o inesperado, se tornar mais resiliente, flexível, adaptável, aberto a culturas e modos de viver diversos. Tudo isso é muito enriquecedor e conta a favor no ambiente profissional”, destaca Marina.

Outro ponto forte, destaca Marina, é a possibilidade de construir uma rede de contatos com pessoas de diversas áreas e nacionalidades. “O intercâmbio possibilita a construção de relacionamentos com pessoas de todas as partes do mundo. Esse networking é valorizado principalmente por multinacionais, que precisam de pessoas que possam se conectar com pessoas de outras cidades ou países e, futuramente, tornarem-se líderes globais”, comenta.

Em relação aos destinos, as opções são diversas. Desde os mais tradicionais para intercâmbio, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, até os mais exóticos. O melhor de tudo é que a bagagem adquirida durante o período de intercâmbio é um investimento que além de render pontos extras aos olhos de recrutadores durante os processos seletivos, pode ser capaz de despertar o autoconhecimento em um curto espaço de tempo, proporcionar uma nova visão sobre o mundo e estimular o desenvolvimento de habilidades.

PUBLICIDADE