A Polícia Federal do Brasil e a Casa da Moeda começaram a emitir ontem o novo modelo do passaporte brasileiro. A versão atualizada tem mais elementos de segurança, para dificultar fraudes e falsificações. Entre as novidades, está o aumento do número de marcas d’água e de imagens que só podem ser vistas com luz ultravioleta e uma película especial, que protege os dados do titular. O chip eletrônico, principal inovação da última grande atualização, em 2015, continua. A versão atualizada também ganhou mais cores.
Os cidadãos que solicitaram passaportes desde a última sexta-feira já estão recebendo o novo modelo, sem qualquer alteração na taxa de emissão, que permanece em R$ 257,25. A Polícia Federal destacou que o novo passaporte também possui um design temático, homenageando as diferentes regiões do Brasil por meio de ícones que representam os biomas e a cultura de cada local.
Será preciso mudar o passaporte?
A mudança imediata não é obrigatória. O modelo atualizado será apenas para quem já deu entrada no pedido de um novo passaporte. Quem já tem precisa esperar que o antigo vença para trocar; a validade continua de dez anos.
O processo de emissão e renovação de passaportes continua funcionando normalmente em todo o país, com um prazo de entrega de 6 a 10 dias úteis após o atendimento. Os detalhes sobre os procedimentos e documentos necessários para solicitar um passaporte podem ser encontrados no site da Polícia Federal.
Por que o passaporte ficou mais seguro?
Além disso, o novo passaporte brasileiro já recebeu reconhecimento internacional, sendo premiado pela High Security Printing como o “melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”. O prêmio destacou a sofisticação técnica do documento, elogiando sua infraestrutura e implementação governamental.
Os consulados e representações brasileiras no exterior começarão a emitir os novos passaportes a partir do primeiro trimestre de 2024. Com essas melhorias de segurança e o design temático, o novo passaporte visa proporcionar aos cidadãos brasileiros uma identificação mais segura e representativa ao viajar pelo mundo.
Leia também:
- ETIAS: O que é, quanto custa e quando entra em vigor
- Passaporte: Cingapura lidera acesso a 192 destinos sem visto
- Visto eletrônico injeta R$ 450 milhões na economia brasileira
- Saiba tudo o que é preciso para menores viajarem desacompanhados dos pais
- Aeroporto de Salvador lança portão eletrônico para agilizar atendimento dos passageiro
- Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre emite, em média, mais de 800 passaportes por mês