A VFS Global lançou uma nova plataforma para solicitação do visto eletrônico na chegada (e-Visa on Arrival – e-VoA) à Indonésia. O serviço está disponível para brasileiros e viajantes de outros 96 países elegíveis. O objetivo é facilitar o processo de entrada no país e reduzir o tempo de espera nos aeroportos e portos marítimos.
A plataforma pode ser acessada pelo site https://indonesiavoa.vfsevisa.id/. O processo de solicitação é totalmente online e pode ser feito por dispositivos móveis e computadores.
Como funciona a nova plataforma
Para solicitar o e-VoA da Indonésia, o viajante precisa seguir quatro etapas:
- Acessar o site da plataforma.
- Enviar os documentos necessários.
- Realizar o pagamento das taxas.
- Receber o visto eletrônico pré-aprovado por e-mail antes da viagem.
A plataforma conta com tecnologia OCR, que permite o preenchimento automático dos dados, reduzindo erros no processo de solicitação. Além disso, viajantes que utilizarem o serviço poderão contar com suporte em sete idiomas, incluindo inglês, mandarim, japonês e alemão. Outros idiomas serão adicionados futuramente.
Impacto para os viajantes
A ferramenta visa otimizar o fluxo de entrada na Indonésia, evitando filas na imigração. O governo indonés pretende receber 14 milhões de visitantes em 2025 e aposta na digitalização dos serviços para tornar o turismo mais acessível.
Segundo Jiten Vyas, diretor Comercial da VFS Global, a empresa busca inovações que tornem o processo de solicitação de vistos mais eficiente. “O lançamento desta plataforma inovadora, segura e fácil de usar de eVisa on Arrival para a Indonésia, sem dúvida, simplificará o processo de solicitação de visto, tornando-o mais rápido, fácil e conveniente”, afirma Vyas.
Facilidades para o setor de turismo
A plataforma também oferece soluções para agentes de viagens e operadores turísticos, permitindo a reserva de vistos para grupos. Isso pode beneficiar o setor de viagens e convenções, ampliando o acesso ao país.
A VFS Global também estabeleceu quiosques de promoção da Indonésia em escritórios em Dubai, Mumbai e Xangai, com planos de expansão para a Austrália. A empresa pretende ampliar a divulgação do turismo indonésio nos principais mercados emissores de turistas, como China, Índia e Oriente Médio.