Em 2024, celebra-se o 116º aniversário da imigração japonesa no Brasil. O marco inicial foi em 18 de junho de 1908, com a chegada do navio Kasato Maru ao porto de Santos. Naquele dia, 165 famílias japonesas, totalizando 781 imigrantes, vieram para trabalhar nas plantações de café do interior paulista. Atualmente, o Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, seguida pelos Estados Unidos e China. Em São Paulo, está a maior concentração de japoneses e seus descendentes no país.
A cultura japonesa tem ganhado espaço entre os brasileiros, refletida no aumento de restaurantes, no consumo de produtos culturais e na popularidade do bairro da Liberdade, conhecido por sua oferta de produtos e serviços orientais.
Para celebrar a data e atender aos entusiastas da cultura japonesa, a Civitatis, site e aplicativo de passeios, selecionou cinco lugares emblemáticos em São Paulo:
Tour pela Liberdade + Museu da Imigração Japonesa:
Um passeio guiado que começa na Praça da Liberdade, passando por pontos históricos como a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados, Capela dos Aflitos, templo Lohan, Museu da Imigração Japonesa e Jardim Oriental.
Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera:
Doação do governo japonês e da comunidade nipo-brasileira, o pavilhão foi construído com materiais e técnicas tradicionais japonesas. Visitas de quinta a domingo, com entrada gratuita às quintas-feiras.
Templo Busshinji:
Localizado na Liberdade, inaugurado em 1955, o templo central da Escola Budista Soto Zenshu oferece eventos culturais e prática de meditação Zen.
Festival do Japão:
Evento anual no São Paulo Expo, realizado em julho. A 25ª edição acontecerá de 12 a 14 de julho, com apresentações culturais, workshops e comidas típicas.
Templo Nikkyoji:
Centro budista no Ipiranga da vertente do Budismo Primordial, oferece atividades religiosas e culturais, com programação divulgada nas redes sociais.