PUBLICIDADE

O Parque Nacional do Iguaçu (PNI) completou nesta sexta-feira, 10 de janeiro, 81 anos de criação. Para celebrar a data, a diretoria da unidade preparou uma cerimônia com a exposição do filme Projeto Memória das Cataratas e o corte de bolo com a presença de autoridades, convidados e imprensa. O vice-prefeito Nilton Bobato participou do evento e destacou que o PNI é um orgulho para Foz do Iguaçu.

Leia também:

“O Parque Nacional faz parte da identidade de Foz do Iguaçu. É um orgulho ter em nossa cidade esse Patrimônio da Humanidade, que gera dividendos naturais, econômicos e sociais para o destino e toda a região. Parabéns a todos os funcionários e profissionais que se dedicam para um atendimento com excelência aos visitantes que recebemos todos os dias”, afirmou.

“O Parque Nacional faz parte da identidade de Foz do Iguaçu”, destaca o vice-prefeito Nilton Bobato (Foto: Christian Rizzi)

Os turistas que escolheram visitar o Parque Nacional, onde abrigam as Cataratas do Iguaçu, na manhã de hoje também receberam fatias de bolo. A orquestra do Projeto Viola Caipira, com parceria de Itaipu Binacional, fez uma apresentação especial para animar os visitantes e convidados.

Resultados positivos

O chefe do PNI, Ivan Baptiston ressaltou que o trabalho desenvolvido no Parque Nacional, durante o ano passado, trouxe resultados positivos dentro das principais atribuições da unidade: excelência na visitação e proteção da biodiversidade.

“Temos muito que comemorar neste aniversário de 81 anos. Tivemos um resultado extraordinário com o recorde de 2 milhões de visitantes, gerando experiências positivas para turistas e moradores”, e continua.

“Na área econômica e social, a unidade desempenhou papel fundamental. Estima-se que quase 30% da economia local esteja relacionada a visitação e a geração de empregos no Parque. E não poderia deixar de destacar os resultados nas ações de conservação, com reflexo principal no aumento da população de onça-pintada nos últimos 10 anos. Só nos últimos dois anos houve um crescimento de 27%”, afirmou.

Parque Nacional, em Foz do Iguaçu

Turismo

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, General Joaquim Silva e Luna, lembrou que o Parque Nacional é uma referência em turismo e proteção ambiental no mundo. Ele ainda comentou que Itaipu Binacional vem realizando investimentos importantes nestas áreas.

“O turismo é uma vocação da cidade e a Itaipu realiza investimentos para melhorar a qualidade da estrutura para os turistas e para o bem-estar dos moradores”. A usina vai realizar a entrega da revitalização do Gramadão, já prepara a reforma do Mirante Central e do Vertedouro, além dos grandes projetos, que possuem investimentos da Itaipu, como: a ampliação da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu e também dos acessos ao terminal, e claro, da Segunda Ponte, entre Brasil e Paraguai”, disse Silva e Luna.

Também estiveram presentes na cerimônia o chefe de Gabinete da Governadoria, Daniel Vilas Bôas, representando o governador Ratinho Junior, o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, o vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Licério Santos, o diretor da concessionária Cataratas S/A, Adelio Demeterko, o diretor de Coordenação da Itaipu, General Luiz Felipe Carbonell, o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, lado argentino, Sergio Acosta, a diretora do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, o gerente do Complexo Turístico de Itaipu (CTI), Yuri Benitez, a Superintentende de Comunicação e Turismo da Itaipu, Patrícia Iunovich, representantes das forças de segurança locais, funcionários do Parque e de empresas prestadoras de serviço.

PUBLICIDADE