Dados mais recentes da Booking.com sobre viagens sustentáveis revelam desafios atuais para consumidores (Foto: Divulgação/Booking)
Dados mais recentes da Booking.com sobre viagens sustentáveis revelam desafios atuais para consumidores (Foto: Divulgação/Booking)
PUBLICIDADE

A Booking.com divulgou dados recentes de uma pesquisa global sobre viagens sustentáveis, revelando uma mistura de desejo e desânimo entre os viajantes, especialmente os brasileiros, que se destacam como os mais engajados, porém enfrentam desafios significativos.

A pesquisa, realizada com mais de 31.000 viajantes em 34 países, aponta que 97% dos viajantes brasileiros consideram importante a sustentabilidade em suas viagens, a maior porcentagem entre os participantes. No entanto, há um crescente cansaço em meio aos desafios contínuos que enfrentam para fazer escolhas mais sustentáveis.

“Desejo versus desânimo”: Análise da mentalidade do viajante brasileiro

Embora 87% dos viajantes brasileiros expressem o desejo de viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses, uma sensação de desânimo está surgindo. Alguns viajantes não reconhecem a importância de prestar atenção nos impactos de suas escolhas, com 34% acreditando que os danos são irreversíveis. Alarmantemente, um quarto dos brasileiros não considera a mudança climática grave.

Responsabilidade compartilhada: Papel dos governos e prestadores de serviço

Enquanto 32% dos brasileiros consideram importante viajar de maneira sustentável, poucos priorizam isso no planejamento. A mudança coletiva é crucial, conforme 21% estão cansados do tema da mudança climática. O estudo mostra que os governos e os prestadores de serviço têm papel fundamental na educação e na implementação de práticas sustentáveis.

Valor acrescido: Como escolhas sustentáveis enriquecem experiências de viagem

Apesar das barreiras, escolhas conscientes estão agregando valor às viagens. No Brasil, 72% dos viajantes se sentem melhores quando viajam de maneira sustentável. Testemunhar práticas sustentáveis inspira mudanças no dia a dia, com 97% dos brasileiros vendo melhorias em experiências autênticas e locais.

“Embora muitos viajantes tenham mantido um senso de otimismo e o desejo de causar um impacto mais positivo, o setor tem a oportunidade crítica de acelerar os esforços para facilitar essas escolhas para todos”, disse Danielle D’Silva, diretora de sustentabilidade da Booking.com. “É importante garantir que opções mais sustentáveis não estejam só prontamente disponíveis, mas também sejam fáceis de confiar e entender.”

Leia também:

PUBLICIDADE