
O Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul de São Paulo, passará por uma série de mudanças estruturais. A empresa Aena Brasil, responsável pela concessão do terminal desde 2023, apresentou as novidades durante o evento EmDiaCom, promovido pelo Visite São Paulo Convention Bureau.
Reforma deve ser finalizada em junho de 2028
Durante a apresentação, Kleber Meira, diretor executivo da Aena Brasil, informou que a reforma completa do aeroporto está prevista para ser concluída em junho de 2028. Ele destacou que Congonhas é o aeroporto tombado mais movimentado do país, operando atualmente com 43 rotas nacionais e movimentando cerca de 23 milhões de passageiros por ano.
Além disso, o terminal concentra a maior movimentação de jatos executivos do Brasil, o que reforça sua relevância para a malha aérea nacional. Por esse motivo, a empresa traçou um plano diretor com foco em melhorias operacionais e estruturais.
Ampliação da estrutura de embarque e redução do tempo no Raio X
Uma das principais mudanças previstas no plano diretor é a ampliação do número de fingers – estruturas de embarque conectadas diretamente aos aviões. Atualmente, o aeroporto conta com 12 fingers. Com a reforma, esse número passará para 17. A expectativa é que, com essa ampliação, 70% dos passageiros embarquem por meio desses acessos.
Meira também comentou sobre a agilidade no processo de embarque. Segundo ele, “99,8% dos passageiros estão passando pelo Raio X e detector de metais em apenas cinco minutos”. A informação responde a críticas frequentes sobre a lentidão nesse procedimento.
Salas de embarque devem receber novos tipos de aeronaves
A reforma do aeroporto prevê adaptações nas salas de embarque remotas e nos fingers para que possam receber diferentes tipos de aeronaves. O objetivo é permitir a retomada de operações internacionais no aeroporto. Atualmente, Congonhas opera exclusivamente com voos domésticos.
Com a conclusão das obras, o terminal poderá voltar a funcionar como aeroporto internacional, atendendo tanto rotas nacionais quanto voos vindos do exterior.
Patrimônio tombado será preservado durante as obras
Embora o foco da Aena esteja em modernizar o aeroporto, a empresa também se comprometeu com a preservação do patrimônio histórico. O Aeroporto de Congonhas, inaugurado em 1936, é o único terminal aéreo tombado pelo patrimônio histórico em operação no país.
Durante a apresentação, Kleber Meira reforçou o compromisso da empresa com a manutenção das características originais do aeroporto. “Estamos conduzindo todas as etapas do projeto em diálogo com os órgãos responsáveis pelo tombamento”, afirmou.
Investimentos e planejamento seguem cronograma da concessão
A Aena Brasil assumiu oficialmente a gestão do Aeroporto de Congonhas em 2023, após vencer o leilão de concessão. Desde então, a empresa tem implementado uma série de medidas para melhorar a infraestrutura e os serviços oferecidos aos passageiros.
O plano diretor inclui, além das obras físicas, investimentos em tecnologia, mobilidade e serviços aos viajantes. A intenção é que o aeroporto atenda melhor à crescente demanda e se torne mais competitivo no cenário nacional e internacional.
Congonhas integra debate sobre infraestrutura e turismo
A apresentação das novidades de Congonhas foi parte da programação do evento EmDiaCom, promovido pelo Visite São Paulo Convention Bureau. O encontro reuniu representantes do setor de turismo, hotelaria, segurança pública e eventos. O objetivo foi debater soluções para a infraestrutura turística da cidade de São Paulo.
Além de representantes da Aena, participaram do evento autoridades da Polícia Civil, da Secretaria de Turismo do Estado e do setor hoteleiro. O evento também contou com atualizações sobre a movimentação de turistas e eventos na capital paulista.
A presença de representantes do aeroporto no evento reforçou a integração entre os setores de transporte e turismo na busca por melhorias para quem visita a cidade.