Bento Gonçalves (Foto: Giordani Turismo)
Bento Gonçalves (Foto: Giordani Turismo)
PUBLICIDADE

A cidade de Bento Gonçalves é o 18º município mais populoso do Rio Grande do Sul e o 264º município mais populoso do Brasil. A fundação de Bento Gonçalves aconteceu em 11 de outubro de 1890. Sua economia se baseia na produção de uva e vinho, no turismo e no setor moveleiro, sendo o maior polo moveleiro e um dos maiores polos industriais e turísticos do Brasil.

O Roteiro Certo separou os pontos turísticos de Bento Gonçalves para você colocar na sua lista quando for conhecer a região.

O que fazer em Bento Gonçalves

Vinícola Aurora

Entrada da Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves (Foto: Divulgação)
Entrada da Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves (Foto: Divulgação)

A história da Aurora inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália. Estabelecidos no Sul do Brasil, na Serra Gaúcha, onde encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem. Assim, os hábitos e a cultura européia não foram abandonados, e a antiga arte da vitivinicultura logo foi retomada.

No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero no Brasil: A COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA.

Um ano mais tarde, já contabilizava a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas e fixava a base de um empreendimento destinado a ser não apenas o maior, mas também um dos mais qualificados tecnologicamente. Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora é a maior do Brasil.

Endereço: Rua Olavo Bilac, 500, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Site: Vinícola Aurora

Instagram: Vinícola Aurora

Facebook: Vinícola Aurora

Caminhos de Pedra

Caminhos de Pedra (Foto: Divulgação)
Caminhos de Pedra (Foto: Divulgação)

Caminhos de Pedra é uma estrada histórica e turística localizada no município de Bento Gonçalves, interior do estado do Rio Grande do Sul. Situado no distrito de São Pedro, o local é um atrativo por possuir casas antigas, a maioria de pedra, da época em que os primeiros imigrantes italianos vieram para a região nordeste do Rio Grande do Sul. Também possui restaurantes, museus e pequenas vinícolas abertas à visitação.

Uma das casas de pedra, típicas da região e construídas pelos imigrantes italianos, foi utilizada como cenário do filme “O Quatrilho”, neste que um dos primeiros núcleo da imigração européia do estado sulista.

Endereço: Linha Palmeiro, S/N Distrito de São Pedro, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Site: Caminhos de Pedra

Instagram: Caminhos de Pedra

Facebook: Caminhos de Pedra

Parque da Ovelha

Parque da Ovelha (Foto: Divulgação)
Parque da Ovelha (Foto: Divulgação)

O Parque da Ovelha está inserido na bela paisagem da Serra Gaúcha. Nele você participa das atrações baseadas na rotina de uma fazenda de ovinos leiteiros. Possui estrutura para receber você, sua família ou grandes grupos, com atendimento personalizado de monitores capacitados. Todas as visitas incluem: informação histórico cultural e degustação de alguns produtos da marca Casa da Ovelha. Aberto todos os dias do ano.

Endereço: Linha Palmeiro 400 Caminhos de Pedra, Serra Gaúcha, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Site: Parque da Ovelha

Instagram: Parque da Ovelha

Facebook: Parque da Ovelha

Erva-Mate Ferrari

Erva-Mate Ferrari (Foto: Divulgação)
Erva-Mate Ferrari (Foto: Divulgação)

Endereço: Estrada Sao Pedro, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Site: Erva-Mate Ferrari

Instagram: Erva-Mate Ferrari

Facebook: Erva-Mate Ferrari

Parque Cultural Epopéia Italiana

Parque Cultural Epopéia Italiana (Foto: Sergio Azevedo)
Parque Cultural Epopéia Italiana (Foto: Sergio Azevedo)

Viver e sentir o cotidiano dos imigrantes italianos na época de 1875, ano chave que marcou a chegada dos primeiros italianos na região, já é uma realidade. Isso pode ser feito em Bento Gonçalves no Parque Temático Epopeia Italiana. Visitar o parque é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história de um casal de imigrantes, Lázaro e Rosa, bisavós dos idealizadores Susana Giordani e Leonardo Giordani. O propósito é envolver o visitante no contexto, fazendo-o sentir as mesmas emoções e necessidades que os imigrantes tiveram desde a saída da Itália até a chegada ao Brasil. Em 2.000 metros de área construída, foram montados nove ambientes que retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. A atuação dos condutores e os efeitos especiais de som e luz proporcionam uma maior dinâmica dando vida às réplicas e ambientes.

Endereço: Rua Visconde de São Gabriel 507, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Site: Parque Cultural Epopéia Italiana

Instagram: Parque Cultural Epopéia Italiana

Facebook: Parque Cultural Epopéia Italiana

Igreja Matriz Cristo Rei

Igreja Matriz Cristo Rei (Foto: Divilgação)
Igreja Matriz Cristo Rei (Foto: Divilgação)

Edificada em estilo gótico moderno, a Igreja Cristo Rei foi inaugurada em 14 de novembro de 1954. Teve suas obras iniciadas em 1949, e coordenadas pelo padre Rui Lorenzi. Apesar de levar cinco anos para ser construída, a inauguração foi feita mesmo sem a igreja estar concluída. As torres foram concluídas em 1978.

Seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 3 altares. As janelas são vitrais com ornamentos de brocados.

Na década de 1960 idealizou-se a 1ª Exposição de Uvas no Salão Paroquial, semente para a futura Fenavinho.

Localização: bairro Cidade Alta – Praça Padre Rui Lorenzi

Visitação mediante agendamento prévio: (54) 3452-1093 / 3454-5109

Igreja São Bento

Igreja São Bento (Foto: Franciele Zanon Gonçalves)
Igreja São Bento (Foto: Franciele Zanon Gonçalves)

Inaugurada em 24 de julho de 1984, a igreja em forma de pipa totalmente constuída em concreto, é uma homenagem à cidade de Bento e sua vocação vitivinícola. A decoração interna, além de motivos sacros, utiliza elementos temáticos da uva e do vinho. São Bento é o ‘protetor dos vinhateiros’.

A igreja tem 13,5m de altura e 22,5m de diâmetro é formada por 64 colunas de concreto, é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região, tornando-se um marco permanente da sua principal atividade: a vitivinicultura. O altar e as portas da Igreja são de madeira. As quatro portas representam um barril e os bancos trazem gravada a simbologia da uva. Dezenas de vitrais coloridos embelezam a igreja, que tem a forma de pipa (barril de vinho). Pode abrigar até mil pessoas.

Endereço: bairro São Bento – Praça Achyles Mincarone

Visitação: Segunda a sábado das 8h às 11h e das 14h às 18h / Domingos das 14h às 18h

Informações: (54) 3452 1093 /3454 5109

Pipa Pórtico

Pipa Pórtico (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves)
Pipa Pórtico (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves)

A Pipa Pórtico é o cartão de visita da cidade, um monumento em formato de barril de vinho (pipa) com 17 metros de altura, construído em 1985, que se encontra na entrada da cidade e anuncia aos visitantes “Você está entrando no mundo do vinho”.

Praça Achyles Mincarone

Praça Achyles Mincarone (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves)
Praça Achyles Mincarone (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves)

Localizada na esquina das ruas Xingu e Herny Hugo Dreher, no bairro São Bento. A praça tem grandes dimensões, com ampla área de recreação infantil, quadras de areia, academia de saúde, banheiros públicos e acesso à internet gratuita.

Na praça localiza-se a Igreja São Bento, uma igreja edificada totalmente em concreto em formato de “pipa” (barril de vinho). Possui também o Monumento ao Imigrante, obra artística de grandes dimensões instalada em 2005 em homenagem aos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. O monumento em bronze de 120 toneladas, criado por Gustavo Nackle homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida pra construir a grandeza do município.

Sitio de Lazer Zucchi

Sitio de Lazer Zucchi (Foto: Encantos da Eulália)
Sitio de Lazer Zucchi (Foto: Encantos da Eulália)

No Sitio de Lazer Zucchi o patrimônio é natural. A propriedade tem dois açudes, belo espaço para lazer com mata e uma vista panorâmica privilegiada, num dos pontos mais altos da Linha Eulália.

Oferece ainda: galpão para eventos, cavalos para passeio, área para fazer churrasco e piquenique, proximidade das parreiras, onde a propriedade é referência na implantação de ISO no plantio e manejo de viníferas.

Endereço: Linha Eulália Interior, Bento Gonçalves

Horário de Funcionamento: sábados e domingos das 10h às 18h.

Informações: (54) 3454-2505 e 9993-6039

Site: Sitio de Lazer Zucchi

Facebook: Sitio de Lazer Zucchi

Santuário de Santo Antônio

Santuário de Santo Antônio (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves)
Santuário de Santo Antônio (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves)

A construção do Santuário de Santo Antônio iniciou no ano de 1890, sendo concluída em 1894. A atual igreja é a terceira. Passou por diversas reformas até chegar ao seu estágio atual. Uma delas em 1923. Em 1933 foi construída a torre do Santuário, medindo 40 metros de altura. No interior do campanário há pinturas murais que retratam a vida do santo.

O estilo arquitetônico é romano, o altar de mármore Carrara, as estátuas de Cristo e de Santo Antônio são de madeira maciça esculpida e os sinos foram trazidos de Bassano-Itália. Em seu interior, nas paredes, há pinturas retratando os milagres de Santo Antônio, que adornam também o teto do Santuário.

Em 2003 o santuário de Santo Antônio foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal. Em seu restauro, iniciado em 2007, várias pinturas foram recuperadas.

A tradicional Festa de Santo Antônio em honra ao Padroeiro da cidade é realizada todos os anos no dia 13 de junho, desde 1878.

Localização: Rua Marechal Deodoro da Fonseca – Centro

Visitação: diariamente das 7h às 18h30

Informações: (54) 3452-1634

Site: Santuário de Santo Antônio

Monumento aos Imigrantes Italianos

Monumento aos Imigrantes Italianos (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves)
Monumento aos Imigrantes Italianos (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves)

O Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida para construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.

Localização: Praça Achyles Mincarone

PUBLICIDADE