Lisboa terá novo aeroporto, ponte e ferrovia de alta velocidade até Madrid (Foto: Divulgação)
Lisboa terá novo aeroporto, ponte e ferrovia de alta velocidade até Madrid (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

O Governo de Portugal anunciou a localização e a denominação do Novo Aeroporto de Lisboa, um plano de obras para o aeroporto Humberto Delgado, a construção da Terceira Travessia do Tejo e a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid. O Primeiro-Ministro Luís Montenegro fez o anúncio em uma declaração ao país após a reunião do Conselho de Ministros realizada em Lisboa.

O Primeiro-Ministro destacou que estas decisões foram tomadas após 32 dias de trabalho governativo desde a aprovação do Programa do Governo em 12 de abril. “O Governo decidiu a localização e denominação do Novo Aeroporto de Lisboa, um plano de obras para o aeroporto Humberto Delgado e a conclusão dos estudos para a construção da Terceira Travessia do Tejo e ligação ferroviária de Alta Velocidade entre Lisboa e Madrid”, afirmou Montenegro.

Governo escolhe Alcochete para local do novo aeroporto

A decisão do Conselho de Ministros inclui o desenvolvimento do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no campo de Tiro de Alcochete, que substituirá integralmente o aeroporto Humberto Delgado (AHD) e será denominado Aeroporto Luís de Camões. Além disso, foi determinado o desenvolvimento de um plano de obras no AHD para melhorar a capacidade operacional do aeroporto.

Foi também mandatada a Infraestruturas de Portugal (IP) para concluir os estudos necessários para a construção da Terceira Travessia do Tejo e da ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid. Montenegro enfatizou que estas decisões, embora rápidas, são ponderadas e estratégicas para o futuro de Portugal, com base em uma avaliação comparativa realizada por uma Comissão Técnica Independente.

Segundo o Primeiro-Ministro, o Governo pretende gerir rigorosamente os recursos públicos e alavancar um ciclo de prosperidade duradouro e sustentado. As novas infraestruturas visam estimular a competitividade da economia portuguesa, atrair investimentos, promover a coesão territorial e melhorar os salários e pensões.

Montenegro destacou que o NAL será um aeroporto único, garantindo expansão física e acomodação de demanda, além de fomentar a capacidade intermodal do sistema de transportes. A localização em Alcochete foi escolhida por permitir margem de expansão e crescimento, mantendo a hub da TAP em Portugal e gerando efeitos econômicos no arco ribeirinho Sul.

O Governo vê o futuro de Portugal com esperança e confiança, acreditando na capacidade de unir o país em torno de objetivos estratégicos e estruturantes. “A nossa filosofia é não perder tempo, a nossa estratégia é fazer tudo o que depende de nós, a nossa ambição é fazer mais e melhor que os outros para colocar Portugal ao nível dos melhores”, declarou Montenegro, citando Camões: “As cousas árduas e lustrosas de alcançar com trabalho e com fadiga”.

Leia também:

PUBLICIDADE