Receptivos projetam crescimento no turismo brasileiro para a Tunísia
Receptivos projetam crescimento no turismo brasileiro para a Tunísia (Foto: Divulgação)
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O turismo brasileiro na Tunísia pode atingir até 60 mil visitantes anuais em um prazo de até três anos, segundo avaliação de Slim Fsili, CEO da Gold Experiences, empresa de receptivo turístico sediada na capital Tunis. A estimativa considera a possibilidade da criação de uma linha aérea direta entre São Paulo e Tunis, além da manutenção das ações promocionais realizadas no Brasil.

Durante a participação na feira WTM Latin America, em São Paulo, Fsili destacou o potencial de crescimento da demanda. “Se tiver voo direto, podemos subir para até 60 mil, como já acontece com a África do Sul, que recebe 80 mil brasileiros por ano. Se a gente fizer um trabalho sem voo direto, pode chegar daqui a dois ou três anos a 20 mil brasileiros”, afirmou.

Atualmente, os turistas brasileiros que visitam a Tunísia viajam por meio de conexões, geralmente passando por cidades europeias como Roma. Ainda assim, a movimentação já apresenta crescimento, impulsionada por colaborações entre receptivos locais e operadoras brasileiras.

Parcerias entre operadoras e receptivos impulsionam pacotes para a Tunísia

A Gold Experiences, de Slim Fsili, atua há mais de uma década com foco em turistas brasileiros. A empresa integra um grupo de receptivos do Mediterrâneo que, nos últimos dois anos, se uniu para viabilizar uma rota competitiva via ITA Airways, com conexão em Roma.

Segundo Fsili, o número de operadoras brasileiras envolvidas nesse esforço cresceu de forma significativa. “No primeiro ano da iniciativa, nossa empresa recebia turistas de apenas oito operadores. Dois anos depois, já existem cerca de 150 operadores e agências de viagens brasileiras comercializando pacotes para a Tunísia”, explicou.

A Gold Experiences, atualmente, atende a cerca de 100 dessas operadoras. A estratégia inclui visitas técnicas de agentes de viagens ao destino. Em 2023, cerca de 200 profissionais brasileiros foram levados à Tunísia para conhecer os roteiros oferecidos. “Isso fez a gente crescer 40% de um ano para outro [em número de turistas]”, disse o CEO.

Pacotes combinam a Tunísia com outros destinos do Mediterrâneo

Outro fator que contribui para o crescimento do turismo brasileiro na Tunísia é a combinação do destino com outras localidades. Os altos custos com passagens aéreas fazem com que operadores ofereçam roteiros mais extensos e variados.

Hamdi Ben Zaaline, da New Space Travel, também presente na WTM Latin America, compartilhou a experiência da empresa com esse modelo de pacote. “Temos roteiros em Portugal e Espanha conjugados com a Tunísia para públicos premium muito competitivos para operadores”, explicou.

Além de Espanha, Portugal e Itália, a Gold Experiences também oferece pacotes combinados com Argélia e Malta. Para o futuro, há planos de incluir a Líbia, destino que, segundo Fsili, agradava bastante os turistas europeus antes da pandemia.

Atendimento em português é diferencial para turistas brasileiros na Tunísia

A adaptação ao perfil do turista brasileiro também tem sido parte da estratégia dos receptivos. A Gold Experiences passou a contar com guias que falam português, medida que, segundo Fsili, tem grande impacto na experiência do viajante.

“O turista brasileiro que procura o país já conhece vários destinos no exterior, é exigente, prefere ser atendido no seu idioma e por alguém que compartilhe da sua cultura”, afirmou. “Isso dá um conforto para os operadores, que sabem que o cliente dele vai ser bem atendido [na Tunísia] e na língua dele.”

Fsili destacou ainda que a empresa atua com diversos perfis de público, desde viajantes da classe B até o segmento AAA, e que o objetivo é diversificar a oferta de roteiros e experiências para o mercado brasileiro.

Projeções de crescimento dependem de continuidade de ações promocionais

A projeção de crescimento do turismo brasileiro na Tunísia está atrelada não apenas à possibilidade de um voo direto, mas também à continuidade das ações promocionais voltadas ao mercado brasileiro. O esforço de marketing e relacionamento com operadores e agentes de viagens é visto como essencial para manter o ritmo de crescimento observado nos últimos anos.

O CEO da Gold Experiences reforçou a importância da presença constante em eventos do setor e da realização de famtours, que permitem que os profissionais conheçam de perto o destino que oferecem a seus clientes. Essas iniciativas são apontadas como fundamentais para consolidar a Tunísia como uma opção viável e competitiva para o turista brasileiro.

A expectativa de Fsili é que, com o amadurecimento das parcerias e a ampliação do número de operadores atuando com o destino, o Brasil se torne uma das principais origens de visitantes para a Tunísia na América Latina.

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