O hotel Chablé Resort & Spa, localizado no município de Chocolá, no estado de Yucatán, recebeu o Prix Versailles 2017, prêmio outorgado pela UNESCO e pela União Internacional de Arquitetos, como o melhor hotel do mundo no que se refere à arquitetura e design, levando em consideração o grau de preservação cultural e da estrutura original.
O Prix Versailles tornou-se conhecido como o World Architecture Award para lojas, hotéis e restaurantes, reconhecendo as estruturas mais notáveis, em termos de arquitetura externa e interna. Trata-se de uma iniciativa inovadora que tem por objetivo promover uma melhor interação entre economia e cultura, dando destaque aos agentes econômicos que se desenvolvem de maneira mais sustentável.
Os responsáveis por dar vida ao projeto do Chablé foram a designer Paulina Mouran e o arquiteto Jorge Borja. “Com o trabalho conjunto de Mouran e Borja fomos capazes de alcançar essa delicada justaposição ao incorporar a estética moderna ao lado da construção do patrimônio. O produto final oferece aos hóspedes um retiro equilibrado e harmonioso que honra as tradições maias sem sacrificar os padrões globais de luxo”, explica Rocco Bova, gerente geral do hotel.
O hotel vencedor está localizado em um cenário único no coração da floresta maia, a apenas 25 minutos da histórica cidade de Mérida, sendo classificado com 5 estrelas e contando com 38 espaçosas acomodações com piscinas independentes e duas extensas propriedades presidenciais de 3 quartos em jardins exuberantes. Seu spa de classe mundial é o primeiro já criado dentro de um cenote.
Perto, uma “hacienda” tradicional do século XIX oferece um retiro completamente restaurado e isolado, lembrando a elegância e sofisticação do passado. “O verdadeiro luxo é sobre preservar a alma de um destino incrível, então quando o Chablé foi concebido, era importante continuar contando a história dessa antiga fazenda através de sua arquitetura e elementos de design exclusivos”, disse Rocco.