A procura pela cidadania portuguesa tem registrado um aumento significativo em 2024. Nos primeiros quatro meses do ano, mais de 63 mil pedidos foram recebidos pelo Instituto dos Registos e do Notariado (IRN). Em comparação, 198 mil pedidos foram registrados durante todo o ano de 2023.
O crescimento na busca pela nacionalidade portuguesa se deve à qualidade de vida e aos benefícios da cidadania europeia. No entanto, o volume de solicitações tem gerado atrasos nos prazos de processamento, sobrecarregando as conservatórias em Portugal.
Tammy Cavaleiro, advogada e sócia na consultoria Você Europeu, destaca que, “apesar dos esforços para aumentar a contratação de funcionários, a curva de crescimento nos pedidos de cidadania é muito acentuada”. Ela alerta que os atrasos podem se intensificar e prolongar o tempo de espera para novos solicitantes.
Em 2023, dos quase 200 mil pedidos de cidadania, apenas 116 mil foram concedidos. Segundo Cavaleiro, a busca pela cidadania portuguesa deve continuar a crescer devido à estabilidade que o país oferece em tempos de incerteza global. Ela aconselha que os interessados estejam cientes dos desafios e se preparem para possíveis obstáculos no processo.
A advogada reforça a importância de buscar orientação profissional para garantir que o pedido seja processado de forma eficiente. “Essa é a melhor forma de garantir que um pedido seja processado da maneira mais eficiente possível”, conclui.