Ponta de Guadalupe, em Salvador, lidera ranking de melhores praias do mundo (Foto: Foto: Fábio Marconi)
Ponta de Guadalupe, em Salvador, lidera ranking de melhores praias do mundo (Foto: Foto: Fábio Marconi)
PUBLICIDADE

A Rede Iberoamericana Proplayas e o CIF Playas divulgaram um ranking com as melhores praias das Américas e Europa. Entre as 200 avaliadas, 44 são brasileiras. A praia Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada em Salvador (BA), conquistou o primeiro lugar da lista.

O levantamento levou em conta critérios ecológicos, sociais, culturais e econômicos. Indicadores como balneabilidade, biodiversidade, acessibilidade, segurança, infraestrutura e serviços ecossistêmicos serviram de base para a avaliação.

Bahia, Rio e Santa Catarina concentram as praias mais bem avaliadas

De acordo com o ranking, os estados com maior número de praias selecionadas são Santa Catarina (17), Rio de Janeiro (12) e Bahia (11). Também aparecem na lista o Rio Grande do Sul, com três praias, e o Paraná, com uma.

Ainda segundo o relatório, a Bahia se destacou por ter o maior litoral do país. O documento afirma que diversas áreas do estado “demonstraram alto desempenho em aspectos como atratividade paisagística, oferta de serviços e presença de infraestrutura turística”.

Veja quais são as praias brasileiras incluídas na lista

A seguir, as praias nacionais que figuram entre as 200 melhores da Iberoamérica:

  • Salvador (BA): Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe (1ª), Farol de Itapuã (103ª), Praia da Paciência (117ª), Porto da Barra (118ª), Praia do Flamengo (121ª), Piatã (122ª), Ribeira (135ª), Placaford (151ª), Praia do Canal (166ª), Pântano do Sul (197ª);

  • Florianópolis (SC): Jurerê Internacional (20ª), Lagoinha do Leste (31ª), Naufragados (62ª), Moçambique (64ª), Santinho (125ª), Joaquina (141ª), Mole (162ª), Brava (167ª), Açores (178ª), Morro das Pedras (189ª), Armação (196ª);

  • Rio de Janeiro (RJ): Prainha (15ª), Fazenda Roberto Marinho (18ª), Ponta da Farinha (19ª), Itaúna (33ª), Pontal do Peró (36ª), Azedinha (40ª), Praia da Reserva (72ª), Praia do Flamengo (128ª), Camboinhas (104ª), Peró (116ª), Conchas (52ª), Copacabana (157ª);

  • Balneário Camboriú (SC): Praia do Estaleiro (14ª), Praia Central (101ª);

  • São Francisco do Sul (SC): Praia do Forte (12ª);

  • Itajaí (SC): Praia Brava (133ª), Cabeçudas (169ª);

  • Camaçari (BA): Arembepe Velha (114ª), Piruí (138ª);

  • Saquarema (RJ): Itaúna (33ª);

  • Cabo Frio (RJ): Pontal do Peró (36ª), Peró (116ª), Praia das Conchas (52ª);

  • Niterói (RJ): Praia de Camboinhas (104ª);

  • São Pedro da Aldeia (RJ): Fazenda Roberto Marinho (18ª);

  • Armação dos Búzios (RJ): Praia Azedinha (40ª);

  • Torres (RS): Praia da Guarita (50ª);

  • Imbé (RS): Praia de Imbé (170ª);

  • Tramandaí (RS): Praia de Tramandaí (181ª);

  • Pontal do Paraná (PR): Pontal do Sul (126ª).

Ministério do Turismo promove sustentabilidade nas praias brasileiras

O Ministério do Turismo anunciou a abertura de uma seleção pública para identificar projetos sustentáveis no setor. As ações escolhidas estarão em destaque no Espaço de Sustentabilidade do Salão Nacional do Turismo 2025, que será realizado em agosto, na cidade de São Paulo (SP).

Segundo o ministério, a chamada visa reunir iniciativas de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor. A proposta é dar visibilidade a projetos que contribuam com a sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas.

As inscrições para a seleção seguem até o dia 28 de julho. Serão escolhidas dez ações ou projetos voltados à responsabilidade ambiental, social e à transformação do turismo no Brasil.

Seleção reforça potencial do turismo litorâneo nacional

O resultado do ranking demonstra o reconhecimento internacional das praias brasileiras. Além disso, a inclusão de tantos destinos nacionais na lista reforça o esforço de municípios e estados em melhorar a gestão ambiental e turística das áreas costeiras.

Para ampliar essa visibilidade, o governo federal também busca atrair iniciativas que promovam boas práticas. O evento em São Paulo servirá como vitrine para esses projetos, fortalecendo o turismo sustentável em todo o país.

PUBLICIDADE