As companhias aéreas JetBlue e United anunciaram o Blue Sky, um programa de colaboração que conecta os programas de fidelidade TrueBlue e MileagePlus. Esse acordo amplia as opções de voos para os clientes das duas empresas e cria novas oportunidades de acúmulo e uso de milhas e pontos. A novidade inclui benefícios que devem começar a ser implementados no outono norte-americano, sujeitos à revisão regulatória.
Parceria entre JetBlue e United expande acúmulo de milhas
O Blue Sky permite que membros MileagePlus acumulem e usem milhas em voos JetBlue. No verão norte-americano, a JetBlue oferece 90 voos diários entre o Nordeste dos EUA e o Caribe, incluindo destinos como Aruba, Barbados e Jamaica. Por outro lado, os membros TrueBlue poderão acumular e usar pontos em voos United, que possui a maior malha do Atlântico e Pacífico, alcançando lugares como Cidade do Cabo e Taiti.
Além disso, as empresas passarão a oferecer voos uma da outra em seus sites e aplicativos. Isso facilitará o processo de reserva para os clientes, criando uma integração prática. Apesar do acordo, o Blue Sky não é um codeshare. Cada companhia continuará publicando e comercializando seus voos de forma independente, mantendo marca e número de voo próprios.
Benefícios ampliados para programas de fidelidade
Os clientes das duas empresas terão acesso a benefícios como prioridade no check-in, embarque, segurança e bagagem. Também poderão aproveitar assentos preferenciais e com mais espaço, além de realizar alterações e trocas no mesmo dia. A JetBlue fornecerá à United slots no Aeroporto JFK para até sete voos diários a partir de 2027. Já em Newark, haverá troca de oito horários de voo.
A plataforma Paisly, da JetBlue, será responsável pela venda de hotéis, aluguel de carros, cruzeiros e seguros de viagem no site e aplicativo móvel da United. Essa mudança trará uma experiência mais integrada para os viajantes, com atendimento humanizado através dos chamados “Helpful Humans”, equipe dedicada de atendimento ao cliente.
Programas TrueBlue e MileagePlus continuam independentes
O TrueBlue é popular no Nordeste dos EUA, especialmente em Nova York e Boston. Ele oferece cadastro gratuito, pontos que nunca expiram e a possibilidade de juntar pontos em contas familiares. Já o MileagePlus, reconhecido como o melhor programa de fidelidade do mundo, também oferece adesão gratuita, milhas que não expiram e ampla flexibilidade de uso, desde assentos e Wi-Fi até lanches a bordo.
O cronograma para a implementação completa dos benefícios recíprocos será anunciado ainda este ano. Durante os últimos anos, o MileagePlus movimentou 42 milhões de voos-prêmio, com cerca de 40.000 assentos diários ocupados por clientes usando milhas. Em apenas dois meses de feriados no ano passado, quase dois milhões de clientes MileagePlus viajaram com passagens-prêmio.
Rotas expandidas para clientes JetBlue e United
A JetBlue opera aproximadamente 180 voos diários a partir do Aeroporto JFK e 130 de Boston. Os destinos incluem não apenas o Caribe, mas também cidades populares da Flórida, como Fort Lauderdale e Orlando, além de rotas exclusivas para locais como Cartagena, Kingston e Ponce.
Por outro lado, os membros do TrueBlue terão acesso à extensa malha da United, com 165 destinos nos EUA, oito no Canadá, 31 na América Latina, 27 na Europa e outros mercados em África, Ásia, Oriente Médio e Pacífico Sul. Esse acesso expande significativamente as possibilidades para os clientes.
Novas tecnologias e mídia personalizada para clientes
A JetBlue deve ser a primeira parceira a usar a Kinective Media, tecnologia da United que conecta passageiros a ofertas personalizadas e experiências exclusivas. Essa rede global permite que marcas alcancem viajantes em diferentes pontos da jornada, com foco em setores como varejo, serviços financeiros, automotivo e entretenimento.
Por fim, os viajantes corporativos também terão vantagens. As companhias poderão estender partes de seus programas corporativos a voos operados pela parceira, incluindo descontos negociados independentemente. Esse acordo reforça o compromisso das duas empresas com inovação e foco no cliente.