As redes sociais têm um papel crucial na decisão de compras, especialmente no turismo. De acordo com um estudo da Dentsu, 93% das pessoas usam mecanismos de busca das redes sociais para descobrir novos produtos, marcas ou serviços. Plataformas como Instagram, TikTok e YouTube inspiram passeios e destinos de férias. Isso impacta especialmente millennials e a geração Z, que priorizam passeios e atividades no destino.
A Civitatis, líder em vendas online de visitas guiadas e excursões em português, lança a campanha “Entre na Civitatis e torne realidade” para atender às expectativas desses públicos. Ismael García, CMO da Civitatis, destaca: “As redes sociais mudaram os hábitos de consumo, especialmente no turismo. Atualmente, 71% dos usuários usam Instagram ou TikTok para buscar inspiração e compras. No turismo, essa porcentagem é ainda maior”.
García também observa uma mudança no comportamento de reservas: “No primeiro semestre de 2024, a antecedência de compra aumentou quase 25% em comparação ao ano passado”. Essa mudança se deve à crescente busca por conteúdo audiovisual curto e recomendações de influenciadores.
Antes da pandemia, 17,4% dos usuários usavam Instagram para encontrar destinos favoritos. Segundo a Dentsu, esse número agora é de 42,3%. García enfatiza: “Nossa campanha visa tornar os sonhos dos viajantes, influenciados pelas redes sociais, em realidade. Proporcionamos atividades emocionantes e de qualidade, evitando o estresse indesejado”.
Rosa Malospelos, psicóloga e especialista em autoestima, recomenda um “alinhamento de expectativas”: “Férias são uma oportunidade para relaxar e fortalecer relacionamentos. Experiências autênticas priorizam o bem-estar e a conexão pessoal, reduzindo o estresse e melhorando a autoestima e a qualidade dos relacionamentos”.