O planejamento de férias para viagens por longos períodos, quando a opção não for o carro, deve incluir também deixar o veículo em ordem para o uso, sem inconvenientes, no retorno. Uma situação aparentemente simples, mas que exige atenção a algumas recomendações básicas, como alerta João Filho, chefe de engenharia da Ford para a América do Sul.
– Estar em dia com a manutenção preventiva é imprescindível. Ou seja: a troca do óleo do motor e dos filtros de ar e de combustível, na quilometragem recomendada no manual do proprietário, não pode ser esquecida. Se necessário, antecipe a próxima revisão programada. É importante considerar que o óleo do motor, por exemplo, possui resíduos que podem alojar-se no fundo do cárter e impregnar o motor como um todo.
– Mesmo parado, a pressão dos pneus tende a diminuir em longos períodos do veículo estacionado. Nesses casos, o ideal é sempre manter uma pressão algumas libras acima do recomendado no manual do proprietário. Ao voltar a utilizar o automóvel, novamente deve-se verificar a pressão e deixá-la de acordo com a indicação do manual. Dirigir com pneus abaixo do recomendado pode ocasionar o deslocamento da roda em relação à borracha do pneu, deixando-o vulnerável.
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– Ao estacionar em céu aberto, recomenda-se o uso de uma placa refletiva sobre o painel, evitando que ele e parte do interior do veículo fiquem expostos diretamente ao sol. Alguns modelos, como os da Ford, já trazem filtro contra raios UVA e UVB, mas uma proteção extra ajuda a aumentar a durabilidade do painel, além de o interior ficar com uma temperatura um pouco mais amena.
– Idealmente, o limpador do para-brisa tem de estar levantado do contato direto com o vidro. Essa providência ajuda a aumentar a vida útil deste componente, já que, numa situação de calor intenso, a borracha pode se tornar mais maleável, grudar no vidro e ficar quebradiça. Além disso, evita acumular sujeiras que podem riscar o para-brisa com o acionamento do limpador.
– Ao estacionar o carro em lugar totalmente seguro, recomenda-se deixar uma fresta de cerca de 2 cm nos vidros das portas dianteiras e traseiras do veículo. Isso é suficiente para permitir a circulação do ar no interior da cabine, evitando, por exemplo, a proliferação de fungos e o eventual mau cheiro causado pelo ar parado. Mas, se o automóvel estiver numa área sujeita a poeiras ou região próxima a terra ou areia, o melhor é manter os vidros totalmente fechados. De qualquer forma, em qualquer situação, é indicado realizar a higienização no interior do veículo.
– Outra providência útil é manter o tanque de combustível vazio, na medida do possível. Os líquidos evaporam, e a gasolina ou o etanol podem sofrer uma oxidação, formando uma goma no interior do tanque, levando a falhas do motor.
– Quando estacionado em piso plano, o ideal é deixar o carro engatado e – no caso do carro automático, deve estar no Modo “P” – sem acionar o freio de mão. Isso evita que as pastilhas do freio grudem nos discos e comprometam a vida útil do conjunto, o que pode ocorrer quando o freio de mão fica acionado por muito tempo.