Corcovado e o Pão de Açúcar - Cidade do Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)
Corcovado e o Pão de Açúcar - Cidade do Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)
PUBLICIDADE

O Rio de Janeiro completa 458 anos no dia 1º de março. A cidade é considerada o lugar mais visitado do país, não à toa a capital registrou um dos maiores crescimento em PIB turístico em 2022 – quinta posição no ranking mundial e primeiro lugar na América do Sul. Aproveitando a data, o Hurb elenca cinco atividades fora do roteiro turístico para quem deseja conhecer a cidade.

A primeira opção para fugir dos atrativos comuns é um tour de aventura na Lagoa da Tijuca. Na região, conhecida como o “Pantanal Carioca”, é possível apreciar a diversidade da fauna e flora brasileira, podendo ver bem de pertinho jacarés e capivaras. O passeio guiado é perfeito para dar uma pausa na movimentação urbana. Para quem procura se aventurar e fazer algo novo, a dica é voar de parapente no Rio de Janeiro, sobrevoando o Oceano Atlântico ao longo da costa de Copacabana e Ipanema. Sem dúvidas, uma experiência inesquecível e uma vista privilegiada do litoral e das montanhas.

As diversas realidades do Rio foram apresentadas ao mundo através da arte, sendo esse potencial artístico mais uma característica pisciana. Com destaque para música e literatura, esse destino turístico foi protagonista das obras de Machado de Assis e Nelson Rodrigues e berço de gêneros musicais, como o samba e a bossa nova, por Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Com opções que vão desde rodas de samba a shows e baladas, é válido destacar que a noite carioca é tão movimentada e democrática quanto as famosas praias. E isso faz muito sentido quando se fala em empatia e humildade, traços fortes em quem é de Peixes, e que conecta à mistura cultural, social e econômica característica da cidade. Para os turistas que gostam de conhecer a vida noturna dos destinos que visitam, a dica é fazer um tour de bares no Rio de Janeiro. Essa atividade acontece na Lapa, bairro conhecido por abrigar bares tradicionais da cidade, como o Bar do Adão, famoso pelo sabor e variedade de pastéis, e o Improviso Bar. A ideia é fazer novas amizades, degustar bebidas e se divertir.

O Carnaval já passou e quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o Rio nesse período do ano, não precisa ficar triste: isso porque a cidade oferece o “Carnaval Experience”, um guia de visitação nos bastidores da festa, uma verdadeira imersão na celebração que é reconhecida como um dos maiores carnavais do mundo. Lá, é possível visitar a Fábrica de Samba da Grande Rio e entender a produção de carros alegóricos, das fantasias e de tudo que é feito para que todos possam curtir essa paixão.

Já para quem busca uma praia de beleza surpreendente, a dica é visitar a Praia do Grumari, localizada entre Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba. O local é um convite para quem aprecia a natureza, porque é mais tranquilo e com poucos visitantes, especialmente durante a semana.

E não podemos deixar de falar do carioca, uma atração à parte. Toda a fama sobre a forma como o carioca se comunica está conectada ao ascendente em gêmeos da cidade. Afinal, sua ginga no falar, o sotaque chiado e o papo reto também marcam a experiência turística.

Destinos turísticos tradicionais do Rio de Janeiro

Sair da rota turística pode ser uma experiência maravilhosa, mas o tradicional também é indispensável. Para quem visita o Rio pela primeira vez, o Cristo Redentor, uma das 7 maravilhas do mundo, é um passeio surpreendente. O Bondinho do Pão de Açúcar é um clássico e permite uma vista única da Baía de Guanabara. O Centro do Rio de Janeiro é rico em história e o tour pelo bairro é uma daquelas atividades que “tem que fazer”! Na ocasião, os turistas podem conhecer locais como a Igreja da Candelária, a Praça XV de Novembro e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Para finalizar, que tal um pôr do sol na Mureta da Urca? O lugar, à beira-mar na Baía de Guanabara, tem um dos poentes mais lindos da cidade e conta com pequenos bares. Da Mureta é possível avistar o Cristo, o Pão de Açúcar, a Praia do Flamengo e de Botafogo.

PUBLICIDADE