Elevador Lacerda, em Salvador (Foto: Renata Pacheco/Almanaque do Turismo)
Elevador Lacerda, em Salvador (Foto: Renata Pacheco/Almanaque do Turismo)

A Bahia é considerada um dos destinos preferidos dos brasileiros, pois é lembrada por seus coqueiros, areia branca e por suas praias de mar azul turquesa. A culinária se destaca pela grande variedade e pela influência predominante da África.

Segundo a operadora de turismo E-HTL, os viajantes podem escolher conhecer Corumbau, Costa do Descobrimento, Taipus de Fora, Chapada Diamantina, Abrolhos, Itacaré, Morro de São Paulo, Salvador e mais um leque de destinos encantadores. São 1.200 quilômetros de costa e quase 300 praias, seja para badalar ou para sossegar, com estadia em resorts para distrair a criançada ou charmosas pousadas nas quais a calma e o silêncio são prioridade.

Independente do roteiro escolhido, os turistas que visitam o estado, não se arrependem, porque uma coisa é certa, não importa onde você esteja, paisagens incríveis irão acompanha-lo e sensibiliza-lo.

Salvador

A capital, Salvador, oferece a simpatia e a alegria dos soteropolitanos, que oferece o agito de bairros como Rio Vermelho e passeios pela história do Brasil, sobretudo no Pelourinho, com seus ateliês, casarios e igrejas do século 18. Ao sul da cidade começa a saborosa Costa do Dendê, como é chamada a região das ilhas onde se encontra o Morro de São Paulo, que chama a atenção com quilômetros de areia que garantem sossego e boas caminhadas.

Itacaré

Já Itacaré, antiga vila de pescadores, é conhecida por viver do ecoturismo e oferecer generosas praias, cachoeiras, piscinas naturais e coqueirais enfileirados. E é um local muito semelhante a Abrolhos, que é formado por cinco ilhas, e é consagrado como um dos 12 parques marinhos mais importantes do mundo, já que possui o maior banco de corais do Atlântico Sul e é um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil.

Chapada Diamantina

No meio do estado, as águas cristalinas que brotam das serras da Chapada Diamantina, que hoje é considerado o principal destino de ecoturismo do Brasil, encantam com a beleza dos cânions, das cachoeiras, das grutas e das espetaculares paisagens dos morros. Corumbau e Taipus surpreendem com índios pataxós que recebem os visitantes. É possível encontrar uma infinidade de artesanatos, como bijuterias e até arco e flecha.

Costa do Descobrimento

A Costa do Descobrimento, que é o segundo destino turístico do Estado e o maior parque hoteleiro da Bahia, também é reconhecido pela diversidade de paisagens e pelas praias para a prática de esportes náuticos e rios caudalosos de água limpa.