Praia Pajucara em Maceió (AL) (Foto: Marco Ankosqui/MTur)
Praia Pajucara em Maceió (AL) (Foto: Marco Ankosqui/MTur)
PUBLICIDADE

No primeiro semestre deste ano, as operadoras de turismo do Brasil registraram um notável padrão de preferências entre os viajantes. De acordo com o mais recente Boletim Braztoa, os destinos mais vendidos foram Maceió (AL), Porto de Galinhas (PE) e Porto Seguro (BA), demonstrando a contínua atração das praias e belezas naturais do país. Além disso, São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também mantiveram posições destacadas no ranking de preferências nacionais.

No entanto, o panorama turístico do Brasil vai além desses destinos famosos. O levantamento revelou que outras cidades estão ganhando popularidade e posicionando-se bem nas vendas das operadoras de turismo. Balneário Camboriú (SC), Campos do Jordão (SP), Manaus (AM), Mata de São João (BA), São Miguel dos Milagres (AL) e Trancoso (BA) emergiram como destinos de destaque na preferência dos turistas. Trancoso, em particular, parte do município de Porto Seguro (BA), destaca-se novamente como um dos mais vendidos do primeiro semestre.

Leia também:

Viagens nacionais continuam relevantes

Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, observou que as viagens nacionais continuam relevantes e com grande potencial de crescimento, especialmente se forem enriquecidas com experiências únicas e competitivas.

As expectativas para o segundo semestre de 2023 são igualmente promissoras. Segundo a pesquisa, 86% das operadoras preveem que as vendas e a movimentação turística superarão os números de 2022. As projeções indicam um aumento de 37,6% nas vendas para o Natal e um aumento significativo de 47,7% nas vendas para o Réveillon, em comparação ao ano anterior.

Além das festividades de fim de ano, o levantamento aponta para um interesse crescente nas viagens ao longo do ano, sem depender exclusivamente de feriados ou celebrações específicas, contribuindo com 23,4% do faturamento das vendas do primeiro semestre. Enquanto isso, os feriados continuarão a representar uma parcela importante, com 11,8% das vendas no segundo semestre.

Em relação aos tipos de produtos comercializados, os roteiros completos lideram com 36,95% das preferências. As vendas exclusivamente para hotéis representam 27,82%, seguidas pela comercialização de produtos terrestres, com 15,82%. Os cruzeiros também mostram sua influência, com 8% das vendas, inaugurando sua temporada em outubro.

PUBLICIDADE