Confira algumas viagens curtas para um fim de semana

As férias acabaram, o próximo feriado prolongado ainda está distante. Que tal escolher um destino para um fim de semana de descanso e diversão?

PUBLICIDADE

As férias acabaram, o próximo feriado prolongado ainda está distante. Que tal escolher um destino para um fim de semana de descanso e diversão? A Plataforma 10 preparou uma lista com sugestões de destinos para um fim de semana ou alguns dias de folga partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. Preparado para essa viagem?

Partindo de São Paulo (SP):

Rio de Janeiro (RJ)

Alguns dias de Rio de Janeiro revitaliza qualquer um. Uma infinidade de opções de diversão e descanso é oferecida pela cidade maravilhosa. Passeios aos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, Corcovado ou o Cristo. Pedalar pela orla é uma boa opção para aqueles que são adeptos aos passeios ao ar livre e gostam de vivenciar a cidade de uma forma diferente. Para os turistas que procuram uma diversão a mais, no período da noite o endereço é o bairro da Lapa. Lá a curtição nos bares é garantida com muita música, bebida, comida e lógico muita paquera.

Guarujá (SP)

Bem pertinho da capital, a cidade recebe os paulistas com muitas opções de praias, sol e diversão. Passeios de escuna e barcos podem te levar a locais que não possuem acesso por terra e que possuem atrações naturais espetaculares da fauna e flora marinha da região. A noite o turista pode se deliciar em uma das diversas sorveterias disponíveis na cidade ou fazer um delicioso passeio nos calçadões a beira mar.

Atibaia (SP)

Encravada em um conjunto de serras, facilita a circulação dos ventos e o ar sempre limpo, a um pouco mais de uma hora de São Paulo. A cidade apresenta ao turista uma diversidade ecológica, garantida por passeios como o de teleférico que leva o visitante do ponto mais alto do município a conhecer o Lago do Major até o Morro da Pedra Grande e para os mais radicais, em Atibaia é possível praticar o voo livre.

Águas de Lindóia (SP)

Se busca tranquilidade e algumas comprinhas, aqui é o seu destino. A cidade oferece banhos de imersão e tratamentos de argila, além de três piscinas refrescantes no Balneário Municipal. A Represa do Cavalinho Branco não pode ficar fora do roteiro do passeio, com ciclovia e aluguel de cavalos, garante momentos de diversão e relaxamento. Mas se você é do tipo que não abre mão de uma comprinha, a cidade possui lojas especializadas em malhas e artigos de couro, um prato cheio para renovação do guarda roupa.

Partindo do Rio de Janeiro (RJ):

Paraty (RJ)

A cidade pode ser contemplada de diversas formas: cultura, história, natureza, diversão, cachaça, arte, gastronomia, agito e tranquilidade. Escolha a sua e aproveite Parati. Passear pelo centro histórico é voltar ao Brasil colonial, a Casa da Cultura oferece várias opções de shows, exposições, e atividades para crianças. Para quem procura algo mais diferenciado pode visitar os alambiques de cachaças artesanais ou a Cervejaria Caborê e degustar cervejas Pilsen, de trigo e escura, sem conservantes.

Búzios (RJ)

As mais de 20 praias, o charme da antiga aldeia de pescadores, os restaurantes típicos e os internacionais, as galerias, clubes e boutiques atraem os visitantes. A Praia de Geribá atrai os surfistas, enquanto os mergulhadores com snorkel aproveitam as paisagens oceânicas da Praia da Ferradura. Já a descolada Praia dos Ossos oferece cafés à beira-mar e se o intuito do passeio for relaxar a Praia de Ilhabela é o lugar. A palavra de ordem em Búzios é descansar e aproveitar.

Petrópolis (RJ)

A cidade Imperial é circundada pela Mata Atlântica e cheia de arte, música, dança, cultura e tradição. Visitar Petrópolis é misturar o passado e o presente. Na gastronomia, as confeitarias, bares e restaurantes oferecem muito sabor, o charme das pousadas e hotéis são um capítulo à parte para quem visita o local; além do polo de compras diversificado que garante experiências memoráveis.

Angra dos Reis (RJ)

Passeios de barcos, praias e cachoeiras reservadas, e muita história. Esse é o cardápio oferecido pela cidade. Américo Vespúcio registrou em carta a melhor e mais conhecida descrição de Angra dos Reis. “Se existe um paraíso, é bem perto daqui”. Diante de tal afirmação, uma das mais antigas cidades brasileiras no litoral Sul do Rio de Janeiro, se tornou um dos destinos preferidos dos turistas brasileiros e estrangeiros.

Partindo de Curitiba (PR):

Ilha do Mel (PR)

Tombada como Parimônio Histórico e Natural, conta com duas unidades de conservação: um Parque Estadual e uma Estação Ecológica, que ocupam cerca de 95% do seu território. O passeio agrada dos aventureiros aos mais caseiros. Na ilha não entram carros, então precisa de disposição para caminhar por trilhas de areia e levar consigo uma lanterna para iluminar os caminhos nos passeios noturnos. A Praia de Encantadas reune a galera mais jovem, enquanto a de Brasília tem uma estrutura melhor de hospedagem e restaurantes. Para chegar na Ilha é preciso ir até Paranaguá e lá pegar a barco até a Ilha do Mel.

Joinville (SC)

A maior cidade de Santa Catarina é conhecida como a “Cidade dos Príncipes”. Tradicional pelos jardins floridos e pelas bicicletas, proporciona uma grande experiência para o turista. Chegar em Joinville já é encantador, o pórtico de entrada de origem germânica e holandesa apresenta todas as possibilidades de passeios que a cidade oferece. No Moinho ao lado funciona o posto de informações turísticas e entre algumas dicas que serão apresentadas estão museus e o passeio no Barco Príncipe.

Florianópolis (SC)

Florianópolis é o lugar para aqueles que procuram aventura e esportes radicais para passar seus momentos de descanso. Os belos visuais, que envolvem montanhas, praias e lagoas oferecem diversas opções para quem gosta de se exercitar ou de apenas praticar atividades ao ar livre, em constante contato com a natureza. O clima da Ilha contagia, basta uma volta pelos bairros ou nas praias para se inspirar. A cidade é um verdadeiro cardápio para as atividades de lazer para todos os tipos e gostos.

Ponta Grossa (PR)

A cidade possui um dos mais belos e estruturados parques estaduais do estado do Paraná. O Parque de Vila Velha é formado por grutas, cavernas e lagoas. O local possui 3 grutas abertas à visitação e a Lagoa Dourada, que é uma caverna com um espelho d’água com mais de 320 metros de diâmetro. Fora o parque, Ponta Grossa também oferece outras formas de contato com a natureza, como o Buraco do Padre, um cânion com 50 metros de profundidade e uma cachoeira com 30 metros de queda e uma piscina natural. Se estiver acompanhado de crianças não deixe de visitar também o Safari’s Farm, uma fazenda de antílopes e cervos.

Partindo Belo Horizonte (MG):

Ouro Preto (MG)

A cidade abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, conservando verdadeiras joias como as igrejas de São Francisco de Assis, considerada o ícone do estilo e obra prima de Aleijadinho; e a de Nossa Senhora do Pilar, enfeitada com mais de 400 quilos de ouro. Nas ladeiras de paralelepípedos, tradicionais da cidade, ainda estão os chafarizes, capelas, museus e belos casarios coloniais que guardam e contam histórias dos séculos 17 e 18, período da Inconfidência Mineira. A noite os bares e as festas agitam as repúblicas de estudantes. São mais de 200 moradias que abrigam cerca de cinco mil alunos da Universidade Federal de Ouro Preto.

Diamantina (MG)

Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco desde 2002, a cidade oferece ao turista casarões e igrejas barrocas como principais atrações. Considerada o marco zero da Estrada Real, o local oferece opções de passeios naturais com grutas, cachoeiras e trilhas ecológicas. A região é conhecida por várias histórias com a Chica da Silva, uma escrava que por sua beleza encantou um dos maiores exploradores de diamantes da cidade, João Fernandes de Oliveira. Entre as histórias está a construção do lago artificial que ele mandou construir junto com um navio para satisfazer um dos tantos desejos extravagantes da amante. Durante a estada em Diamantina, não deixe de conversar com moradores antigos que contarão outras tantas histórias que povoam a cidade.

Caxambu (MG)

A cidade das águas minerais, gasosas e medicinais é privilegiada pela natureza. O local oferece saúde, bem-estar e relaxamento aos visitantes através do Parque das Águas, provenientes de 12 fontes diferentes e considerado o maior parque de águas carbogasosas do mundo, e do Balneário de Hidroterapia com os banhos de imersão em água mineral, saunas, duchas e tratamentos estéticos. Outra boa opção de lazer é o passeio de charrete e cavalos que levam o turista para um tour pela cidade ou visitas as chácaras e fazendas da redondeza que oferecem cafés coloniais e almoços típicos.

Lambari (MG)

A cidade é muito procurada por causa das belezas naturais, clima e principalmente pela água mineral. Na gastronomia o destaque fica com o famoso requeijão Catupiry. Em Lambari as compras não ficam fora da programação, visitar as feirinhas de artesanato, comprar roupas de malha e couro, além dos doces caseiros e queijos. O lugar é o indicado para os turistas que procuram tranquilidade, ar puro, lazer e boa receptividade.

PUBLICIDADE