Visit Iguassu lança programa de relacionamento para atrair mais eventos ao Destino

Embaixadores de Iguassu visa fortalecer o diálogo e homenagear personalidades de diversos setores representativos da sociedade

A consultora Vaniza Schuler em reunião com associados do Visit Iguassu para apresentação do projeto Embaixadores de Iguassu (Foto: Divulgação)
A consultora Vaniza Schuler em reunião com associados do Visit Iguassu para apresentação do projeto Embaixadores de Iguassu (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Representantes de associações de classe, centros de pesquisa, universidades, núcleos acadêmicos, centros de saúde e gestores de grandes e médias empresas serão reconhecidos pelo Destino Iguassu como Embaixadores de Iguassu. Este é o nome do programa de relacionamento com os profissionais que são os responsáveis pela vinda dos eventos para Foz do Iguaçu, de forma indireta ou direta, efetiva ou potencial. A iniciativa é do Visit Iguassu, instituto de marketing turístico da região trinacional que, além de Foz, abrange Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai), e visa se aproximar e manter um diálogo permanente com as grandes personalidades de eventos de cunho acadêmico, técnico-científico, administrativo e político e no reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento turístico da região.

Inédito no Brasil, o Programa segue uma prática comum, já consagrada em vários destinos que são referência no cenário mundial como Paris, Viena, Japão, Polônia, Escócia, Malásia e Cingapura, e que é baseada em relacionamento e reconhecimento. “Queremos trazer mais eventos e negócios para o Destino e nossos associados, e para isso vamos estabelecer um relacionamento mais próximo com as pessoas de grande destaque nos seus setores de atuação e com poder de decisão nas entidades regionais, nacionais e internacionais de que fazem parte”, afirma o presidente do Visit Iguassu, Jaime Nascimento.

O que é o programa

Para desenvolver o Programa Embaixadores de Iguassu, o Instituto convidou a consultora Vaniza Schuler que acumula 30 anos de experiência no segmento de turismo de negócios e eventos e relações internacionais. Depois de estudar programas internacionais, ela chegou ao modelo que será implementado pelo Visit Iguassu e segue diretrizes da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Vaniza explica que entre os objetivos do projeto estão a integração dessas lideranças com os agentes do setor turístico local, a divulgação das grandes tendências de eventos e a troca de experiências entre eles. “O incentivo e capacitação podem garantir melhores resultados nos congressos, feiras e convenções realizados no Destino Iguassu”, salienta a consultora.

Em outra frente, o Visit Iguassu irá intensificar a assistência em todas as etapas, desde a candidatura de Foz do Iguaçu como sede do evento, até a promoção e sua realização. O trabalho é considerado fundamental e dá condições para que os profissionais sintam-se seguros em assumir a responsabilidade de promover um evento. O programa também irá resgatar exemplos de eventos realizados em Foz do Iguaçu nos últimos anos e que foram bem sucedidos. “Essas histórias nos dão ainda mais credibilidade e são capazes de gerar confiança em quem está à frente de um congresso, por exemplo, e assim podemos multiplicar esses processos de captação”, considera Vaniza.

Embaixadores de Iguassu receberão como prêmio um peixe, criado pelo artista plástico Luiz Nakasoni em conjunto com crianças assistidas pela Associação Fraternidade Aliança - AFA (Foto: Divulgação)
Embaixadores de Iguassu receberão como prêmio um peixe, criado pelo artista plástico Luiz Nakasoni em conjunto com crianças assistidas pela Associação Fraternidade Aliança – AFA (Foto: Divulgação)

Premiação anual

Ao escolherem Foz do Iguaçu como sede de congressos, feiras e convenções esses profissionais se tornaram merecedores do reconhecimento e por isso serão premiados em uma cerimônia anual. A primeira edição, que também marca o lançamento do Programa Embaixadores de Iguassu, será realizada no dia 27 deste mês.

No jantar de lançamento do projeto, o título de Embaixador de Iguassu será entregue a 47 pessoas, escolhidas por um comitê que analisou tecnicamente os eventos realizados em Foz do Iguaçu em 2018. “O evento é apenas o lançamento desse projeto, estamos montando um clube de profissionais fãs de Iguassu, os quais se juntarão a nós e levarão no peito o nome de nosso Destino, defendendo nossa capacidade de sediar com excelência os mais diversos eventos”, explica Basileu Tavares, diretor-executivo do Visit Iguassu.

O prêmio anual é dividido em quatro categorias a partir de critérios estabelecidos pelo programa: Excellence, Premium e Master, para personalidades que conduziram processos de candidatura de eventos internacionais, nacionais e regionais, respectivamente, realizados em 2018; e a categoria Standard, para àqueles potenciais postulantes de processos de candidatura e organizadores de eventos que tenham sido iniciadores de processos de candidaturas internacionais, nacionais e regionais realizados no Destino Iguassu no último ano.

A pesca maravilhosa

Os Embaixadores receberão como troféu um peixe desenhado em material reciclado, criado pelo artista plástico Luiz Nakasoni especialmente para o projeto do Visit Iguassu. Para a confecção dos prêmios, o artista contou com a ajuda de crianças assistidas pela Associação Fraternidade Aliança – AFA.

Segundo Nakasoni a ideia de usar o peixe é demonstrar a biodiversidade da região trinacional. “Ele representa nossos rios e remete a dois grandes símbolos do Destino Iguassu: a Itaipu e as Cataratas”, conta o artista plástico.

Luiz Nakasoni também usou como inspiração a persistência e força dos peixes que nadam contra a correnteza à procura de um lugar seguro para o nascimento de seus ovos. “Assim acontece com os embaixadores. Passam por muitos obstáculos e desafios ao longo do processo de organização de um evento”, observa o artista plástico.

PUBLICIDADE