As principais lideranças do afroturismo no Brasil lançaram, nesta sexta-feira, 9 de agosto, a Associação Afroturismo Brasil (AFB). O evento aconteceu no Salão Nacional do Turismo, realizado no Riocentro, Rio de Janeiro. A Embratur ofereceu apoio institucional ao novo coletivo, comprometendo-se com consultoria jurídica e parcerias sem ônus financeiro.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve presente e destacou a importância da nova associação. “O Brasil tem a obrigação de colocar o afroturismo como ferramenta fundamental de identidade brasileira”, afirmou. Segundo ele, a Embratur dará suporte para que o projeto saia do papel.
A coordenadora de Diversidade e Afroturismo da Embratur, Tania Neres, reforçou o compromisso da Agência com o setor. “As associações de segmentos são fundamentais para garantir espaço à mesa dos grandes debates sobre o turismo em nosso país”, explicou.
Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro, acompanhou o lançamento e celebrou o apoio da Embratur. “Somos todos pequenos empreendedores e a gente precisa que isso aconteça o mais rápido possível para que a gente tenha acesso às políticas públicas”, comentou.
Walter Pinto, subsecretário de Cultura e Turismo de Salvador, também participou do evento. Para ele, a criação da associação é essencial para o avanço do afroturismo como estratégia de desenvolvimento. “Essa é uma iniciativa primordial para avançarmos na consolidação do que é o Afroturismo”, disse.
Durante o evento, a Embratur também participou da identificação de co-expositores e na curadoria das atividades de afroturismo. Oficinas, bate-papos e outras iniciativas foram realizadas no espaço dedicado ao segmento.