8 dicas para quem quer aproveitar as vantagens dos programas de fidelidade

Muitos consumidores ainda desconhecem os benefícios ou não têm o costume de acumular e resgatar pontos/milhas

PUBLICIDADE

Tradicionais em mercados como EUA, Canadá e Austrália, o setor de fidelidade é iniciante no Brasil. De acordo com dados do setor, a penetração desse tipo de programa no país está em torno de 8%. Por isso, muitos consumidores ainda desconhecem os benefícios ou não têm o costume de acumular e resgatar pontos/milhas.

Para orientar esse consumidor, a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) elaborou uma lista com dicas para que ele possa usufruir de todas as vantagens da fidelização. Confira:

1. Participe de programas de coalizão

As redes de coalizão são empresas que fidelidade que reúnem uma série de parceiros de diferentes segmentos. Com elas, é possível acumular pontos/milhas em postos de combustível, drogarias, fast foods, entre outros locais, o que permite ao consumidor concentrar seus gastos diários em um único programa. Assim, o acúmulo de pontos/milhas é muito mais rápido.

2. Conheça as diversas opções de resgate

Muitos acreditam que os programas de fidelidade só valem a pena para quem tem gastos mensais elevados e pode acumular uma grande quantidade de pontos/milhas. Porém, nos últimos anos, houve grande expansão nas opções de resgates. E hoje, já é possível fazer trocas por combustível, recargas de celular, itens de supermercados e até pagamentos de contas. Há resgates disponíveis a partir 200 pontos.

3. Pesquise sempre

Para aproveitar mesmo os benefícios da fidelização, é preciso estar atento. Da mesma forma que ocorre quando você quer comprar um produto com dinheiro. Pesquisar quais resgates valem mais a pena para você é uma forma de conseguir mais vantagens.

4. Não deixe para a última hora

No caso de viagens, programar a troca de pontos/milhas com antecedência também é essencial. Como os custos de passagens aéreas são menores se compradas meses antes do embarque, o número de pontos/milhas que você vai utilizar também será menor. Lembre-se também que quanto mais cedo você resgatar, maior será a disponibilidade de assentos e, consequentemente, mais baratos.

5. Não perca oportunidades

As empresas de fidelidade realizam constantemente promoções, seja para o acúmulo de pontos/milhas, para o resgate de produtos e serviços, ou mesmo na transferência do saldo do cartão, por exemplo. Estar atento a essas oportunidades é uma forma de acumular mais e, nas trocas, fazer seus pontos/milhas renderem mais. Acompanhe as ofertas pelos sites dos programas e nos comunicados enviados por e-mail.

6. Atenção aos estabelecimentos que oferecem pontos/milhas em compras do dia-a-dia

Se você precisa comprar determinado produto, por que não escolher um estabelecimento que ofereça vantagem extra, como pontos/milhas? Essa é uma maneira de conseguir benefícios sem aumentar seus gastos mensais.

7. Não deixe que seus pontos/milhas expirem

Os pontos/milhas de programas de fidelidade têm prazo de validade, que varia, em média, de dois a três anos, dependendo da empresa. É essencial prestar atenção à data de expiração, para não perder dinheiro. As empresas costumam informar sobre a validade, por isso, leia os comunicados e acompanhe sua conta pelo site. Caso não tenha saldo suficiente para fazer a viagem que deseja, troque seus pontos/milhas por outros produtos.

8. Utilize o cartão de crédito

Hoje, quase que a totalidade dos cartões de crédito oferece um programa de fidelidade.Com responsabilidade, para pagar sua fatura em dia, ele pode ser um excelente aliado para o acúmulo de pontos/milhas. É possível até acumular duas vezes em uma só compra, caso você compre com o cartão em um estabelecimento que também tenha ou seja parceiro de um programa.

PUBLICIDADE