A GOL Linhas Aéreas anunciou a ampliação de suas operações a partir de Cuiabá. A partir de 1º de abril de 2025, a companhia iniciará voos diretos entre o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon (CGB) e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão (GIG). Essa será a única rota direta entre o Mato Grosso e o Rio de Janeiro, com três frequências semanais.
Nova rota para o Rio de Janeiro
Os voos entre Cuiabá e o Rio de Janeiro atenderão tanto passageiros em viagens de negócios quanto turistas. O transporte de cargas também será beneficiado pela conexão. A rota utilizará aeronaves Boeing 737, com capacidade para até 186 passageiros. Segundo a companhia, Cuiabá será o 26º destino sem escalas da GOL a partir do Rio de Janeiro.
O diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão, Patrick Fehring, destacou a relevância da nova rota. “Essa operação não apenas atende à crescente demanda por viagens de negócios e turismo entre os dois estados, mas também posiciona o RIOgaleão como um hub estratégico, oferecendo aos passageiros de Mato Grosso acesso a mais de 52 destinos, sendo 27 domésticos e 25 internacionais”, afirmou.
Aumento de frequências para Brasília
Além da nova rota para o Rio de Janeiro, a GOL anunciou o aumento de frequências entre Cuiabá e Brasília. A partir de abril de 2025, a rota passará de sete para dez voos semanais. Em Brasília, um dos principais hubs da companhia, os passageiros terão conexão com mais de 30 destinos, incluindo internacionais como Miami, Orlando, Cancún, Buenos Aires e Bogotá.
Retomada dos voos para Congonhas
A partir de 3 de fevereiro de 2025, a GOL retomará os voos diretos entre Cuiabá e o Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo. A rota contará com uma frequência diária, totalizando sete voos semanais em cada sentido. Atualmente, a conexão entre Cuiabá e a capital paulista é feita apenas pelo Aeroporto de Guarulhos (GRU).
Bruno Balan, gerente executivo de Planejamento de Malha Aérea da GOL, destacou os benefícios das novas operações. “A nova rota Cuiabá-Rio de Janeiro e o incremento de frequências entre Cuiabá e Brasília, além da retomada dos voos diretos para Congonhas, chegam para reforçar a oferta doméstica a partir do estado do Mato Grosso, reiterando a forte presença da GOL não só no estado, mas também no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo”, disse.
Impacto no turismo e na economia
O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatizou os impactos positivos das novas operações para o setor. “Estamos falando da ligação entre Cuiabá e três dos principais aeroportos do Brasil, o que gera impactos extremamente positivos para o turismo brasileiro. Essa iniciativa reforça o trabalho desenvolvido no Programa ‘Conheça o Brasil: Voando'”, afirmou.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também destacou os benefícios para a aviação regional. “Queremos trabalhar cada vez mais para ampliar as rotas e impulsionar o turismo de lazer e também de negócios. Esse é um trabalho coletivo que movimenta a economia do País”, disse.
Infraestrutura aeroportuária
Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports (COA), destacou os investimentos realizados no Aeroporto Internacional de Cuiabá. “Investimos mais de R$ 280 milhões nas melhorias e ampliação do terminal. A nova rota para o Rio de Janeiro e o aumento da frequência de voos mostram a importância de Cuiabá para a aviação comercial brasileira”, afirmou.
Venda de bilhetes
Os bilhetes para as novas rotas já estão disponíveis nos canais de venda da GOL, incluindo o site, aplicativo, agências de viagem e a Central de Relacionamento com Clientes. As compras não serão realizadas em lojas de aeroportos.